A falta de comunicação não verbal faz falta! E isso, e specialmente neste momento em que estamos sendo privados da proximidade com as pessoas queridas.
Justamente quando estamos vulneráveis e com medo é que mais necessitamos do outro: ver suas expressões faciais, movimentos do corpo. Isso se agrava ao fato de também não podermos usar o toque como forma de demonstrar o que sentimos.
Estudo mostrou que a comunicação não verbal positiva diminui a ansiedade. Como exemplo: nós médicos e nossos clientes. Mesmo com dor, os pacientes que recebem apoio não verbal de seus médicos mostram maior tolerância a esta dor.
Em outro estudo, foi solicitado a cada paciente que avaliasse o médico quanto à empatia demonstrada por ele em uma escala de 1 a 10. Aqueles que deram a nota 10 ao seu médico, tinham sua sintomatologia reduzida e se recuperaram mais rapidamente, com uma função imunológica 50% melhor do que os os outros pacientes.
Até mesmo, desenhar um sorriso ao lado do nome na roupa de proteção traz conforto pois a pessoa percebe que este profissional está tentando se comunicar e transmitir carinho. Usar vídeo para se expressão também é uma alternativa.
Precisamos treinar esta comunicação, deixar nosso corpo falar. Como sempre, palavras não bastam.
#bebrain#treinocerebral#foco#serhumano#gentileza#acolhimento#melhoraimunidade#estresse#performance#desempenho#dratelmatrigo
Comments